quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Comunicar é para todos!

A comunicação é uma importante e complexa competência que resulta da interação e da troca de informação de uma pessoa para outra.  É fundamental para a interação social e, consequentemente, imprescindível para uma integração bem sucedida na sociedade.
Quando as crianças, por qualquer motivo, possuem uma perturbação do desenvolvimento, podem beneficiar da utilização de um sistema de comunicação alternativo ou aumentativo. Seja de forma complementar ou alternativa à fala, estes sistemas permitem compensar a capacidade de expressão verbal limitada ou ineficiente.
Comunicamos através de sinais, com os quais expressamos o que sentimos e pensamos e com eles construímos códigos. Os símbolos pictográficos simples (fáceis de reconhecer o significado) podem constituir um código alternativo ou funcionar como um estímulo para a expressão verbal e, nesse sentido, facilitam a comunicação.
Da mesma forma, a utilização de imagens familiares e significativas para a criança, aumenta a sua motivação, promove o interesse e facilita a compreensão do conceito que representa.
Assim, a utilização de símbolos ou imagens em contexto terapêutico, para além de estimular a comunicação (espontaneidade, oralidade, compreensão, autonomia), pode ainda constituir uma estratégia terapêutica facilitadora para a escolha das atividades, para a organização/sequenciação da tarefa (temporal e espacialmente) e para o envolvimento e participação da criança nas atividades.
Com crianças com este tipo de necessidades, a intervenção do Terapeuta Ocupacional incide sobre importantes componentes necessários para a comunicação e a aprendizagem, como:
  • Competências motoras finas 
  • Percepção visual
  • Processamento auditivo
  • Linguagem
  • Cognição / Aprendizagem 
  • Atenção 
  • Controlo visuo-motor.
Todos eles contribuem para que a criança se consiga expressar pelas mais variadas formas: desenhar, cantar, jogar, brincar ao faz de conta (jogo simbólico).
Com esta abordagem desenvolvem-se competências essenciais à aprendizagem da leitura e da escrita e do raciocínio matemático.

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