Um dos problemas comuns a muitas das crianças com atraso de desenvolvimento global é a imaturidade ou dificuldade no grafismo. Estas dificuldades podem estar associadas a uma grande variedade de factores, mas independentemente da causa, o importante é que se trata de uma actividade muito significativa para a criança, sobretudo pela importância que representa para a aprendizagem da escrita e consequente desempenho nas actividades educacionais.
"Grafismo" por si só significa a elaboração de traçados preparatórios para a escrita, não necessariamente com significado (http://www.dicio.com.br/grafismo/). Mas para nós, terapeutas ocupacionais, é um conceito de grande complexidade, uma vez que engloba todo o desenvolvimento de competências sensório-motoras, cognitivas e até psicológicas necessárias à aquisição da escrita propriamente dita.
Na inauguração do tema das "Actividades Terapêuticas" mostramos uma ideia simples que temos usado como uma das formas de fazer treino de grafismo.
Trata-se de uma actividade em que se utiliza uma folha de papel manteiga de tamanho A3, com um percurso pintado a tinta guache com um pincel grosso. Depois de seco, este percurso deverá ser percorrido pela criança com lápis de cor.
Aspectos importantes:
- o papel manteiga tem expessura e textura características. Pode-se optar pelo lado rugoso, que oferece maior resistência do que o papel normal, ou pelo lado lustroso que permite facilitar o traçado.
- o percurso pintado com um pincel grosso cria limites pouco estreitos e definidos, aumentando a possibilidade de o completar com sucesso.
- o tamanho da folha A3 permite fazer um percurso maior, cujo preenchimento obriga à realização de movimentos mais amplos e ao cruzamento da linha média.
- a fixação da folha na mesa com fita-cola nos cantos pode ser uma estratégia útil para facilitar o desempenho de crianças com dificuldade em estabiliza-la com a mão não dominante.
- o plano (vertica, horizontal ou inclinado) em que a folha é colocada também pode ser usado como forma de graduar a actividade. Num plano vertical, a criança tem habitualmente melhor coordenação óculo-manual e por isso maior facilidade em completar o precurso.
- a cor utilizada e os elementos do percurso podem ser escolhidos de acordo com os interesses da criança, para que se sinta mais motivada.
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