Treino de competências perceptivas é um dos trabalhos desenvolvidos com crianças em idade pré-escolar com atraso global de desenvolvimento. As dificuldades perceptivas são muitas vezes uma das causas dos problemas de desempenho de actividades pré-educacionais e condicionam fortemente a aprendizagem e consolidação das competências cognitivas.
Percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, através da qual se organiza e interpretam impressões sensoriais para atribuir um significado ao objecto/imagem. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos - "os sentidos são as portas da inteligência" (http://www.clube-positivo.com/biblioteca/pdf/cerebro.pdf)
A percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos e está fortemente dependente da capacidade para manter a atenção.
Para a actividade terapêutica que aqui descrevemos necessitamos apenas de um cartão com vários círculos desenhados de dois tamanhos (grande e pequeno), e de um lápis de carvão afiado. A espessura e tamanho do cartão, assim como dos cículos podem ser formas de graduar a actividade. Dependendo das necessidades e capacidades da criança para coordenar os dois lados do corpo (integração bilateral motora), também se pode fixar o cartão à mesa com um tapete anti-derrapante.
Depois de colocar o referido cartão em frente à criança, pede-se que varra todos os círculos (orientação/ progressão esquerda/direita; coordenação óculo-manual) fazendo com o lápis um ponto no seu interior (preensão, destreza, precisão). Pretende-se que associe a intensidade do ponto ao tamanho do círculo . Ou seja, se o círculo for pequeno, deverá fazer um ponto levemente, se o círculo for grande deve fazê-lo com força, de forma a furar o cartão.
A criança deverá ser capaz de repetir este procedimento até finalizar o cartão (memória, atenção e eventualmente, competências de coping :)).